DESPALCIFICAR
Termo cunhado (inventado) por Irala, e repetido por pelo menos uns 3 OPAs Nacionais e outros tantos regionais. Motivo de pouca compreensão e um tanto de brincadeiras.
Não necessariamente se encontra em dicionários. Aliás, nem procurei. Fiquei matutando, como nos pedem Pe. Mané e Sto. Inácio. De qualquer forma fica claro, para mim, que seu significado direto, lexográfico(?), ao pé da letra, não serviria para explicar, como termo de sabedoria, o que significa ou deveria significar ao entendimento do OPA.
Seu significado, como nos apresenta Irala, tem a ver com a necessidade de “sair do palco”, abrir-se, ir ao mundo. Uma obra guardada na gaveta, debaixo da cama ou num arquivo digital, que não possa ser vista, refletida por outros ou servir para tocar a vida de alguém… uma obra só se torna uma obra de arte quando serve para os outros.
Pensando sistemicamente – aplicando outra forma de olhar – mais uma vez a pedido de Sto. Inácio, acrescentamos outras formas de entender o termo, ainda dentro do que pode significar para o OPA:
DESPALCIFICAR, também significa tirar o sapato alto, descer do pedestal não fazer do OPA um palco, um lugar de aparecer, o meu palco.
Ex: SP tem uma cantora que “arrebenta” de cantar bem, de voz potente. Sozinha, sem fazer qualquer força, cobre as vozes de toda uma assembleia. Mas… como é lindo vê-la cantar segurando o microfone à maior distância da sua boca que seu braço consegue alcançar. E cantando suave e baixinho, para que o grupo apareça, para não quebrar a harmonia do grupo, e não seja ouvida na missa apenas a sua voz.
A palavra chave é SINERGIA, na sua forma quântica cuja LIÇÃO é:
toda vez que um aparece, o OPA desaparece
toda vez que “ninguém” aparece, o OPA transparece.
OPA é grupo, conjunto, sinergia com o Espírito Santo. Quantas vezes o OPA tinha à sua disposição artistas medianos ou até os menos melhores (vixe!) e por apresentar Oração Verdadeira saia tudo lindo.
BOM LEMBRAR: o OPA é mais OPA, quando um artista com tudo para se tornar famoso, estourando o sucesso, abre mão da fama pessoal para que o grupo apareça e aprenda que pode fazer a sua própria arte, em vez de ficar repetindo os sucessos de alguém… este o maior
diferencial do OPA como grupo, e nosso maior exemplo. Contando pro mundo, diriam: mas isso não existe, ninguém é besta a esse ponto… concluímos, pois, que não somos desse mundo.
Outra palavra chave: HUMILDADE para entender o DESPALCIFICAR. Humildade, serviço e atenção ao outro. Aliás, sendo o Opa de inspiração inaciana, deveríamos entender DESPALCIFICAR sob seus ensinamentos sobre SAIR DE SI, desapegar-se de si, assumir-se peregrino em missão.
Mas, estamos cheios de exemplos. Não por acaso temos por exemplo de vida os nossos padroeiros: S. José, S. João Batista, Sta. Tereza, Sta. Terezinha, São Francisco, Sto. Antônio, Sta. Beatriz, Sto. Inácio, e outros… E com todos eles, o próprio Jesus.
BUSCANDO E PEDINDO MAIS LUZ NO OPA.