ServiçoEm CadaCanto – Acolhimento a Pessoas em Situação de Rua
A Iniciativa do ServiçoEm CadaCanto, inspirada na matéria jornalística sobre moradores de rua realizada por André Trigueiro, do canal de notícias GloboNews, promoveu uma vídeo conferência com Desirée Loschi, coordenadora do Projeto Nossa Casa do Instituto Padre Haroldo.
O encontro, realizado no dia 24/07/2021, possibilitou aos participantes um melhor conhecimento sobre as pessoas em situação de rua, os motivos que ocasionam esta condição, caminhos para ajudar, dentre outros tema correlatos. Também foi uma excelente oportunidade para conhecer um pouco do importante Projeto Nossa Casa do Instituto Padre Haroldo.
A Instituição Padre Haroldo Rahm (IPH) é uma entidade filantrópica que atua nas políticas de Assistência Social e Saúde, promovendo PREVENÇÃO, CUIDADOS e EDUCAÇÃO agrupadas em quatro eixos de trabalho. Desenvolve atualmente seus trabalhos em 13 serviços e 4 projetos atendendo RN, bebês, crianças, adolescentes, jovens, gestantes e adultos, homens mulheres e transexuais.
https://padreharoldo.org.br/institucional/
O IPH foi fundado em 28 de maio de 1978, por inspiração de Padre Haroldo Rahm, SJ, cujo pai faleceu por problemas relacionados ao alcoolismo, e um grupo de pessoas sensibilizadas pelo sofrimento das pessoas, na época com foco no Transtorno por Uso de Substâncias (TUS). Ao longo dos anos a entidade expandiu seu trabalho. Nos anos 1990 inaugurou as atividades de Prevenção e Profissionalizaçao e nos anos 2000, iniciou serviços com pessoas em situação de rua, atendendo as demandas de sofrimento da marginalizaçao da nova urbanidade. O IPH vem, com dinamismo, atualizando os trabalhos de enfrentamento à situaçao de vulnerabilidade social grave. Desde a sua fundação, a entidade já beneficiou mais de 100 mil pessoas.
Em 21 de junho de 2011 a diretoria alterou o nome original de APOT para Instituição Padre Haroldo Rahm, sendo uma OSC que tem como objetivo promover a inclusão social, com dignidade, a pessoas que estão em situação de pobreza, vulnerabilidade social ou de saúde, desenvolvendo trabalhos que favorecem o atingimento de 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU nos números : 1, 2, 3, 4, 5, 8, 10, 12, 15 e 16
Desirée Loschi foi de extrema generosidade com o OPA, repassando um pouco da experiência no acolhimento de pessoas em situação de rua, ponderando ainda que o trabalho deve ser realizado não só com muita disposição, mas também de forma estruturada, permitindo assim que os resultados sejam mais duradouros.
Participaram do encontro Adriana von Glehn, Beá Gandra, Carlos Seixas (Cacá), Carlos Arlotta, Charles Michel, Ivete, Geralda Silva, Maria Luiza (Marilú), Raquel, Oscar Lepikson, Raquel, Renata Sales e Renata Villela.
Veja como foi o encontro com Desirée Loschi, tratando do tema Acolhimento a Pessoas em Situação de Rua:
Doações para Instituto Padre Haroldo acesse https://padreharoldo.org.br/doacao-pessoa-fisica/