O Batizado de Jesus indica um começo

Naquele tempo, 15 o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16 Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”. 21 Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22 e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu benquerer“.

Evangelho de Lucas 3,15-16.21-22

Homilia de Pe. Irala – dia 09/01/2022

Depois da pandemia e depois de uma certa crise de decadentes governos de uma democracia bastante polarizada entre bandos assim ditos de esquerda e de direita precisamos:

Começar de novo, como Jesus que começou de novo, várias vezes:

A PRIMEIRA VEZ: foi quando nasceu, humilde colocado numa manjedoura.
A SEGUNDA: quando da sua maioridade e com seus pais subiu a Jerusalém menino ainda conversando com os doutores. Começava sua adolescência.
A TERCEIRA: Esta que celebramos agora com o seu BATIZADO.

Depois, nas bodas de Cana quando sua mãe perguntou sobre o vinho que faltava. O PRIMEIRO MILAGRE. Há uma conversa misteriosa entre Jesus e Maria, quando este lhe responde: “ainda não chegou a minha hora” Maria entendia: a hora de dar sua vida e fazer do seu sangue “vinho de bebida” (Os judeus em geral, não bebiam água nas refeições porque tinham pouca água pura) Por isso elogiavam tanto a “Água Viva”, água corrente.

Com esta água pura e viva, água corrente, João batizava e veio Jesus também para ser “lavado” nesta água e assim começar sua vida nômade de pregação do Reino.

O QUARTO COMEÇO, JÁ É UM FINAL: Ele está morrendo e entrega a “bandeira” aos seus apóstolos, criando na Eucaristia o alimento que sustentará seus enviados no novo caminho a ser iniciado.

Hoje estamos esperando ansiosos o final desta pandemia para recomeçar nossas vidas e isto queremos que seja “em Deus”.

As caraterísticas destes começos todos de Jesus e os nossos novos empreendimentos, o OPA e o ECCOA.

HUMILDADE: Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega. Sem fazer distinção de pessoas, aceita quem teme a Deus e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença.

Assim, todo começo ou recomeço cristão começa de baixo, humildemente, sem estardalhaço, porque pode acontecer como no sonho de Nabucodonosor maravilhosamente interpretado por Daniel. Uma estátua com a cabeça de ouro, mas com os pés de barro. Qualquer pedrinha a derruba.

Precisa lembrar que tanto o OPA, como será o ECCOA, são Encontros para a formação permanente de crianças, adolescente e jovens que queiram seguir os caminhos do Senhor em suas vidas:

QUAL A NOSSA MISSÃO? Como diz a segunda leitura: fazer o bem, curar a todos, estabelecer a justiça, libertar os presos, abrir os olhos dos cegos, fazer os surdos ouvirem, ser luz das nações e libertar todos que vivem nas trevas.

COMEÇAR DE NOVO

(Ivan Lins)

Começar de novo e contar comigo.
Vai valer a pena ter amanhecido.
Ter me rebelado, ter me debatido
Ter me machucado, ter sobrevivido
Ter virado a mesa, ter me conhecido
Ter virado o barco, ter me socorrido

Começar de novo e contar comigo.
Vai valer a pena ter amanhecido
Sem as tuas garras sempre tão seguras
Sem o teu fantasma, sem tua moldura
Sem tuas escoras, sem o teu domínio
Sem tuas esporas, sem o teu fascínio
Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena já ter te esquecido
Começar de novo

Vídeo da Celebração:

plugins premium WordPress